NOTÍCIAS



Saúde

Casos de diarreia atingem 98% dos municípios e SC tem mais de 30 mil casos em um mês


Segundo levantamento do Ministério da Saúde, região Sul concentra 17,4% dos diagnósticos.

Por Lucas Villiger
04/02/2026 às 08h48
Compartilhar


A região Sul concentra 17,4% dos mais de 375 mil casos de diarreia registrados ao longo de 2026 em todo o Brasil. Em Santa Catarina, mais de 90% dos municípios já registraram ao menos um diagnóstico das chamadas DDA (Doenças Diarreicas Agudas).

Conforme dados do Ministério da Saúde, o Estado contabilizou 32.270 casos até o fim de janeiro. O número, contudo, pode ser ainda maior uma vez que nem todo paciente recorre a atendimento médico.

Dentre os 295 municípios catarinenses, de acordo com os dados do painel de monitoramento, apenas cinco cidades não registraram nenhum caso de diarreia em 2026. São elas:

Bom Jesus
Cordilheira alta
Marema
São Bernardino
Urubici.

Os municípios de Chapadão do Lajeado e Tigrinhos registraram, em 2026, apenas um caso de DDA cada.

Como prevenir a contaminação?

A DDA é caracterizada pela ocorrência de três ou mais episódios de diarreia aguda em 24 horas, com fezes líquidas ou amolecidas, e aumento do número de evacuações, podendo ser acompanhada de cólicas abdominais, febre ou muco nas fezes.

A prevenção da doença é possível a partir de medidas simples, mas que fazem toda diferença para manter a saúde gastrointestinal em dia. Dentre elas, estão:

lavagem correta das mãos com água e sabão, especialmente antes de preparar e consumir alimentos após usar o banheiro e após trocar fraldas;

consumir apenas água tratada, ou resfriada após fervura;

consumir alimentos bem cozidos e higienizados;

manter a cadeia de frio dos alimentos, evitando deixá-los expostos ao calor por longos períodos;

manter a vacinação em dia, incluindo a vacina contra o Rotavírus no calendário infantil. 

Redobrar a atenção com alimentos comprados na praia e evitar banho em águas com suspeita de contaminação ou em praias com balneabilidade comprometida também estão entre as principais medidas para evitar a doença.


Fonte: ND+




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM