NOTÍCIAS



Geral

Novo ciclone em 2026 já tem data para se formar e promete mínimas de 9°C no Brasil


Massa de ar frio de fraca intensidade avança pelo Centro-Sul a partir desta quarta-feira (25).

Por Lucas Villiger
23/02/2026 às 13h20
Compartilhar


A última semana de fevereiro será marcada pela formação de um ciclone extratropical na próxima quarta-feira (25), fenômeno que vai intensificar as chuvas no centro-norte do país e abrir caminho para uma massa de ar frio no Centro-Sul.

O sistema promete derrubar as temperaturas, com os termômetros podendo registrar mínimas de 9°C nas áreas mais altas da região Sul nos próximos dias.

Apesar do nome “ciclone” causar preocupação, os meteorologistas da Meteored esclarecem que o fenômeno é de fraca intensidade. Ele não traz riscos de ventos destrutivos ou transtornos graves; sua principal função será atuar como um “canal” para transportar a umidade e empurrar o ar gelado para o interior do Brasil.

Novo ciclone em 2026: cronograma da queda de temperatura

Esta será a segunda massa de ar frio a atingir o país em 2026. Enquanto a primeira trouxe um alívio tímido no último fim de semana, esta nova incursão, que começa na quarta-feira (25) e deve durar até o dia 4 de março, será um pouco mais rigorosa.

Quarta-feira (25): o ciclone extratropical se forma à tarde. À noite, ventos do sul começam a refrescar o Rio Grande do Sul e o leste de Santa Catarina, com temperaturas entre 17°C e 21°C.

Quinta-feira (26): o frio avança pelo interior gaúcho, atingindo o meio-oeste catarinense e o extremo oeste do Paraná. As máximas não devem passar dos 26°C. Em São Paulo, o céu nublado e a chuva mantêm a tarde fresca, na casa dos 24°C.

Sexta-feira (27): o destaque passa a ser a madrugada. As mínimas caem para 14°C e 15°C em boa parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e na região de Curitiba.

"Friozinho” de outono antecipado em março

A virada do mês consolidará a sensação de outono. Até meados da próxima semana, o “friozinho” da madrugada e do início da manhã será sentido em uma área ampla, abrangendo desde o Sul até o sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro.

Nas áreas de serra e regiões elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o declínio é mais acentuado, com os termômetros atingindo 9°C (ou menos). Para quem está na capital paulista ou no interior de São Paulo, o dia 1º de março deve começar com uma mínima de 16°C, um valor consideravelmente baixo para o período.

Enquanto o leste do país segue com máximas amenas de até 25°C, o interior do estado de São Paulo e o oeste da região Sul ainda podem registrar tardes quentes, com picos de 32°C, evidenciando o contraste térmico típico desta transição meteorológica.

 


Fonte: ND+




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM